40º Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) resgata mais de 1 mil animais na Bahia

25/05/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Médicos veterinários do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) participaram, de 17 a 29 de abril, da 40ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Ministério Público da Bahia,

A ação foi realizada na região de Ibotirama, cidade às margens do Rio São Francisco, que abrange as cidades de Muquém do São Francisco, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas e Ipupiara.  

Representaram o CRMV-BA os médicos veterinários Paulo César Maia e o fiscal Alexander Ramos. A médica veterinária Débora Malta, da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-BA também participou da FPI O.N.G. Animállia. Os médicos veterinários fizeram parte da equipe Fauna da FPI. 

""
Fiscal Alexandre Ramos, do CRMV-BA, durante FPI. Foto: Luis Teles

Segundo relatório preliminar fornecido pelo fiscal Alexander Ramos, foram resgatados mais de mil animais, sendo a maioria por entrega voluntária. Foram 992 aves e 38 mamíferos, incluindo primatas, cotias, veados e caititus.

Destes, 532 aves e 5 jabutis foram soltos na natureza em local previamente selecionado pelos médicos veterinários e biólogos. Outros animais foram encaminhados para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Vitória da Conquista e em Porto Seguro e serão reabilitados para soltura.

Sobre a FPI
A Fiscalização Preventiva integrada é uma iniciativa do Ministério Público da Bahia que visa a preservação do Rio São Francisco e da população que dele depende. Atualmente, é coordenada pela promotora Luciana Khoury do Ministério Pública da Bahia por meio do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco.

Mais de 30 órgãos públicos estaduais e federais e uma ONG participaram da 40ª edição: CRMV/BA, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, MAPA, IBAMA, INEMA, DNPM, DIVISA, ADAB, SSP-BA, CREA-BA, Sesab, Seagri, Secretaria do Meio Ambiente, SEFAZ, MPT, IPAC, CBHSF, Ong Animállia, DNPM, MPT, Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU-BA),  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Fundação Nacional do Índio (Funai), MPF, ADAB, FUNASA, SEMA, DIVISA, SSP, SRTE-BA, SFA/BA, CPA-BA, CBHRSF, IPAC, NUDEPHAC, SPU/BA, CDA, Associação dos Geógrafos da Bahia e Marinha do Brasil.

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do CRMV-BA